RTA

Sejam Bem vindos!

Vamos estudar juntos, o Segredo das ciganas o Baralho Cigano Lenormand,dentro de uma visão ligada aos costumes e espiritualidade do povo cigano, mas que também pode ser dissociada, desta, ou de qualquer outra crença religiosa . A interpretação dos arcanos será a mesma, ou quase. O que muda é a forma pessoal com que, cada um, irá se relacionar com esse fantástico instrumento.
Obrigada, de coração, por terem vindo :)

Aproveitando o conselho da Raposa


Aproveitando a chance... Ou sendo como raposas!
A carta que foi estudada hoje, é a da raposa, um arcano muito interessante e que muito nos ensina... Apesar de sua má fama :)

Começo dizendo que, o fato da Raposa vir logo após a Criança, sempre me chamou a atenção. Temos as qualidades infantis (independente se adequadas/benéficas, ou não, à uma circunstância), seguidas das qualidades da esperta Raposa... Se a carta da criança pode apresentar-se como positiva, ou nem tanto, diante de uma situação, porque a raposa deveria ser sempre negativa? Por outro lado, as qualidades da carta 13 (criança), muitas vezes, parecem excluir as qualidades da raposa e vice versa. Criança e Raposa são tão intrinsecamente diferentes, que a presença de um parece anular o outro. De fato, ao estudarmos ambas as cartas, uma pode parecer a antítese da outra, o que tornaria a ideia da coexistência, um paradoxo! E seria, se os arcanos não nos lembrassem, continuamente, que devem ser vistos um em relação ao outro, dentro de uma "conversa" (dialética), onde surge algo que seria a síntese! Ou seja: a combinação dos arcanos não está "fechada" numa ideia fixa, mas sim "aberta" na dependência das circunstâncias que se apresentam no jogo. Assim, a síntese doencontro de dois arcanos depende deles e do contexto em que se apresentam, e por isso torna-se muito puoco eficiente "decorar" o que significa o Arcano A + Arcano B.

Por exemplo: Totalidade do Arcano A = A Positivo + A Negativo 
                    Totalidade do Arcano B = B Positivo + B Negativo 

Então podemos imaginar que dependendo das circunstâncias (pergunta, posição, cartas adjacentes) poderemos ter:

Positivo A + Positivo BPositivo A + Negativo BNegativo A + Positivo BNegativo A + Negativo B

Acrescente-se a isso, que cada combinação terá uma leitura, dependendo do que queremos saber. Trata-se de um conselho?, Uma pessoa?, Uma situação?, Um aviso?, Do "porquê" algo está funcionando bem, ou mal?...

É claro que isso não vale apenas para os arcanos Criança e Raposa, mas para a combinação de quaisquer arcanos. De qualquer forma, achei útil recolocar essa discussão, aqui, já que de uma forma muito contundente temos dois Arcanos que parecem excluir-se, mas que, no entanto, combinam-se de vários modos...

Alguns exemplos, que nos fazem pensar na importância de compreender bem os arcanos, antes de combiná-los...


 Se estivermos estudando uma pessoa, poderemos ter:
- Alguém cheio de entusiasmo mas capaz de agir com inteligência e esperteza
- Alguém que, sendo adulto, permanece como uma criança, que quando quer algo não exita em usar de armadilhas e esperteza para conseguir o que quer.
- Alguém cuja pureza de propósitos, e ingenuidade, pode se tornar uma presa fácil para pessoas mal intencionadas.

Se estivermos estudando uma situação:
- Situação nova que pede que ajamos com inteligência e discernimento.
- Situação em que alguém irá tirar vantagens da ingenuidade de outrem.
- Situação em que agir em conformidade com nossos desejos mais verdadeiros, será sinônimo de esperteza e inteligência 
- Situação nova que parece trazer alegria, poderá ser uma armadilha para prejuízo de nossos  interesses.

Se for um conselho/aviso:
- Aja de acordo com seus desejos mais verdadeiros, mas não se esqueça de permanecer com uma postura inteligente e crítica.
- Cuidado para não cair em armadilha! Não é o momento de ser ingênuo.
- Veja se não está se deixando levar por impulsos infantis que acabarão por ser uma armadilha para você ou para outrem.
- Cuidado para não agir por impulso! A situação deve ser analisada com inteligência e perspicácia.
- Sua ingenuidade está servindo a propósitos que não são do seu interesse.
- Observar antes de agir.

Se a pergunta for sobre saúde, por exemplo:
- Novos sintomas, ou nova condição, pede que se procure um "expert", algum médico especialista (tipo House rsrsrs)
- Um/uma pediatra deve ser consultado/a.
- Algo pode ser perigoso para uma criança, como um brinquedo, um lugar, uma situação.

Estes foram apenas alguns exemplos... 

A pergunta agora poderá ser: Como podemos saber se a ênfase deve ser colocada no aspecto positivo ou negativo de cada carta?
Para isso, devemos ver como será a evolução. As cartas que estão à volta são positivas ou negativas? A situação traz alegria ou preocupação? Estamos lidando com um conselho ou um aviso? O jogo, como um todo, parece nos levar a sucesso ou a problemas? A pergunta explora uma situação confortável ou problemática? Como o jogo fala à sua intuição?

Não há regras para a combinação dos arcanos. As cartas não se combinam fora de um contexto maior. Olhar o todo é essencial. O jogo não se contradiz. Cada jogo é único... Como somos nós! Esta é a chave.

Beijos carinhosos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...