RTA

Sejam Bem vindos!

Vamos estudar juntos, o Segredo das ciganas o Baralho Cigano Lenormand,dentro de uma visão ligada aos costumes e espiritualidade do povo cigano, mas que também pode ser dissociada, desta, ou de qualquer outra crença religiosa . A interpretação dos arcanos será a mesma, ou quase. O que muda é a forma pessoal com que, cada um, irá se relacionar com esse fantástico instrumento.
Obrigada, de coração, por terem vindo :)

Carta 08 - O caixão







 Considerações iniciais

Este é o arcano que, entre outras coisas, fala de perdas e términos. Algo se deteriora, perde sua força/energia, sua razão de existir, e por fim, aquilo que sobra (sem qualquer vitalidade), deve ser retirado do nosso convívio, e enterrado. O que foi perdido abrirá espaço para que algo surja em seu lugar... A vida não gosta de vazios, e o melhor a fazer é não lutar contra isso, permitindo que algo novo surja em nossa existência. Mas... isso leva tempo. O tempo para reconhecer a perda como definitiva, tempo para o luto, para a aceitação do fato e, finalmente, para permitir que algo surja, no lugar antes vazio.
Não podemos nos iludir: esse é um arcano que ao aparecer, num jogo, nos causa apreensão, e uma sensação de medo. Afinal, o que chegará ao fim? Um trabalho? Um amor? Nossas economias? Ou alguém? Vamos perder alguém para a morte?!? A morte... É, exatamente, ela a causa maior da perturbação que sentimos diante da carta do caixão, porque, convenhamos, a primeira coisa que nós - ou a maioria de nós ocidentais - tememos é a morte! Tememos a perda irreparável, a dor terrível e a assustadora realidade de nossa própria mortalidade. Tememos todas as coisas que são evocadas pela figura do caixão. No entanto, apenas algumas vezes, e diante de certas combinações de cartas, o arcano 08 assumirá o significado de morte física. Eu diria que, na minha experiência, isso ocorre em muito menor proporção, comparando-se aos casos em que a carta indica perda (sim!), mas não relacionada à morte de alguém, e sim ao término de algo com o que estamos envolvidos: Seja um projeto, um romance, um trabalho, uma amizade, seja nossa fé religiosa, ou mesmo nossa saúde, por doença grave, mas que não terá a morte como desfecho.
De qualquer forma, é um arcano que temos que aprender a aceitar, por traduzir, simbolicamente, algo cuja existência não pode ser ignorada. Na verdade, devemos ir além! Teremos que aprender a amá-lo comoparte integrante, e fundamental, da existência, e da manutenção do processo criativo que perpetua a vida. Demolição x construção, nascimento x morte, vazio x preenchimento, são faces desse processo. Coisa difícil, sim! Não há como negar: um caixão, é um caixão. Caixão soletra MORTE.
Como fazer, então, para estarmos em paz com essa carta? - à parte, é claro, de um trabalho interior, pessoal e intransferível, que nos habilite a encarar as perdas (por morte ou não), como fato inevitável, e finalmente ver a morte como um estado do "ser"... Mas isso, é claro, foge do nosso estudo...
O pouco que posso fazer é dar algumas dicas, para enfrentarmos a presença da carta 07, no jogo. ;)

- Sempre que for jogar, acalme-se, faça seus rituais e apenasconcentre-se na pergunta, ou se for o caso de um jogo grande, tente manter a mente o mais "limpa" possível.
- Ao olhar a carta 8, veja onde se encontra (em que casa caiu), analise a carta de acordo com a pergunta formulada, ou sua posição no jogo. Estude as cartas que lhe estejam próximas.
- lembre-se que, dependendo das circunstâncias, a carta 08, pode trazer algo positivo: Quem poderia negar, por exemplo, que uma relação doentia chegando ao fim, trará alívio e possibilidade de cura?
- Lembre-se que o jogo nos fala muito do momento presente, e de umatendência para as ocorrências do futuro, e que a ideia de destino, marcado e imutável, é discutível, em várias dimensões de ordem filosófica ou religiosa.
- Lembre-se de que, num grande número de vezes, o caixão não se refere à morte física!
Se a pergunta foi sobre a situação de alguém num emprego, por exemplo, não é caso para "viajarmos" e dizer que o chefe, ou o consulente, vai morrer e então não haverá mais emprego, com o qual nos preocupar... Ou, se no caso, a pergunta se referir a uma relação pessoal, ou qualquer sociedade, não é provável que a carta 08 fale da morte física de alguém, mas sim, do término da sociedade/relação pessoal, propriamente ditas.
- Se, por exemplo, a sua posição no jogo estiver ligada a um pedido deorientação, conselho, é impossível que Os Mestres ciganos, ou sua intuição, ou mais simplesmente "as cartas", estejam mandando o fulano se matar, ou não fazer nada, uma vez que o consulente vai "dessa prá melhor"! Provavelmente o conselho será para que haja umaanalise sobre aquilo que, na vida da pessoa, deve ser "enterrado", por não ter mais utilidade e estar sendo um empecilho no seu desenvolvimento
- Se, no entanto, forem muitas as indicações de que possa haver morte física, devemos procurar a forma mais razoável de abordar o caso...

A provável morte é de alguém que está em mau estado de saúde, com alguma doença grave, ou idade avançada? Poderemos disser, sem ferir a ética, que o caso é muito delicado e que é hora do/a consulente esforçar-se, ao máximo, para estar presente com seu amor e solidadriedade, ajudando à pessoa amada nesse momento difícil...

Ou refere-se a alguém, ou ao próprio consulente,  que aparentemente está bem? Podemos, sugerir, delicada mas firmemente, que a pessoa procure um médico para um check up, já que alguma coisa, ainda imperceptível,  está ocorrendo e poderá ter graves consequências...

Enfim, acho que já dá para entender que, não precisamos mentir sobre a gravidade de uma situação, e nem vaticinar: É caso de morte! Até porque, esse é um assunto muito sério e, se fecharmos a questão, poderemos trazer mais prejuízo do que ajuda... Se houver a possibilidade, por menor que seja, de um milagre, ou de se evitar uma situação tão grave, isso acontecerá, mais facilmente, por uma ação positiva de amor, presença e enfrentamento tranquilo da situação - ou pela verdade sobre estado de saúde de alguém - do que pela dor e desespero antecipados.  Milagres acontecem? Esse é um assunto de foro íntimo. O visto nas cartas pode ser evitado? Isto é também  da esfera da crença pessoal, ou da experiência de cada um de nós. Mas ainda que não acreditemos em milagres, ou mudança de "destino", ou até que neguemos a possibilidade de estarmos cometendo um  erro de interpretação, uma coisa não pode ser negada: Não temos o direito de retirar, de quem nos procura, as armas necessárias para caminharem: um pouco de fé, alguma esperança e coração tranquilo.
- Então devemos mentir? Não! Uma situação grave deve ser interpretada como tal. Dizemos que o caso é bastante grave e sugerimos cursos de ação que poderão ajudar ao consulente e à pessoa que possa estar de partida... e, entregamos o desfecho a Deus ou Deusa, ao destino, ou acaso (dependendo da nossa crença pessoal).
- O que foi visto se refere a alguém aparentemente são, incluindo-se aqui o próprio consulente? Maior valia terá um conselho (sério e firme) para que a pessoa em questão procure um médico, e tome certas precauções, do que enviar a pessoa à procura de um caixão e um lugar no cemitério... Assuntos ligados à nossa mortalidade são por demais sérios, delicados e perigosos para que nos tornemos arautos da morte.
- Não vou dourar a pílula e dizer que o jogo (pelos nossos mentores, pela nossa percepção, pelo conhecimento inconsciente do nosso consulente) não seja capaz de prever a morte, porque isso ocorre, não frequentemente, mas ocorre. Também não vou usar lentes cor-de-rosa e dizer que nós nunca erramos, porque isso também acontece. Então, mais uma vez, levando-se à serio a situação, por sua óbvia gravidade, aliar ética ao bom senso e à prudência, é o caminho que eu seguiria.

Pausa para um café!... Eu preciso, e você?


Exercícios com o arcano 07




Como sempre, os exercícios tem a finalidade de nos familiarizar com os conceitos já estudados, ligados aos sete arcanos, com os quais já entramos em contato: significado dos arcanos, polaridade, cartas tema.

Exercício I 

Carta 01 (o cavaleiro) e Carta 07 (a cobra)

Leitura livre - Exemplo:
Alguma ação é iniciada, algo se movimenta com um propósito, mas é preciso ficar atento para que alguém não atrapalhe a jornada, através de maledicências ou traições. Verificar se o "veneno" não vem da própria pessoa que inicia a ação. Traição ou autossabotagem?
Possibilidade que alguém esteja, ativa e propositalmente, impedindo que algo chegue às nossas mãos ou que alguém chegue a seu destino.

Invertendo as cartas:  A cobra + O cavaleiro.
Traição, problemas, em andamento. Ainda não podemos ver o perigo, mas ele está para chegar a qualquer momento. Devemos ficar a tentos à ação e interferência de terceiros.
Maledicência que se espalha rapidamente.
Algo provocará tensão e conflito, dentro de uma situação ou relação já estabelecida.
Agora é o perigo que vem ao nosso encontro, enquanto estamos aparentemente estabilizados em uma situação qualquer.

Leitura ligada a assuntos espirituais:
Carta 01 e carta 07:
Pode indicar que alguém inicia sua jornada dentro de algum conhecimento esotérico/tradição.

Invertendo:
carta 07 e carta 01
Algum conhecimento ou caminho iniciático exercerá forte atração sobre a pessoa.

Obs: A combinação cavaleiro e cobra, se for cabível, pode indicar pessoa que exerce forte atração sexual sobre nós. Colocamos, aqui, essa interpretação apenas para que não nos esqueçamos dessa "feição"da cobra. Mais uma vez, vamos lembrar que leituras, mais específicas, dependerão das outras cartas e das circunstâncias. Isto é, de um jogo! Aqui estamos apenas fazendo exercício livres.

ExemploII

Casa e cobra: pode indicar problemas e tensões, ou traições em ambiente de trabalho, escolar ou familiar. Alguém tem uma  fala "mansa" que esconde intenções não muito boas. Elemento que provoca discórdias.

cobra e casa: O mesmo que acima, mas aqui há a sugestão de que esse elemento desestabilizador  possa vir de fora.

Exemplo III

Nuvens e Cobra: Aqui temos uma situação confusa, indefinida, que causa dor e desalento, mas que passará e, ao passar revelará um inimigo, uma traição, ou um falso testemunho, que estava por trás do fato.

Cobra e nuvens: Muito parecido com o caso anterior, mas aqui temos um inimigo, cuja  ação pode estar clara antes de sermos jogados na crise.

Exemplo IV - Com carta temática

Ao usarmos uma carta como tema, ela estará em primeiro lugar, para "puxar" e reafirmar, o sentido da leitura. Então:

A árvore ( usada como representante da saúde) ou O navio (alguns usam essa carta para averiguarem a saúde) seguida da Cobra: Nesse caso poderemos pensar que algo, de aparecimento agudo, afetará a saúde ( agudo, rápido, à semelhança do bote da cobra).  Pode também representar algum profissional de saúde, como médico, enfermeiro, farmacêutico. Pode indicar alteração da libido.

Esses foram alguns exemplos de conversa entre as cartas. Espero que tenham sido úteis!

Obrigada, por terem vindo! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...